Capital de Nova Zelândia: Wellington
População: 4,4 milhões
Língua Oficial: Inglês e Maori
Fuso horário: GMT +12
Código telefónico internacional: +64
Fronteiras terrestres: não tem
A história da Nova Zelândia conta que estas ilhas foram habitadas pelo povo Maori desde o século X, e que só no século XVII, foram descobertas pelo navegador holandês Abel Tasman. Entretanto, James Cook, a mando da Coroa Inglesa, foi mandado explorar este território e tentar perceber se este país insular tinha interesse. Estas ilhas foram integradas no território inglês no ano de 1840, onde foi assinado o Tratado de Waitangi, o qual defendia a fauna e a flora, tal como os bens das populações nativas. Infelizmente, este tratado não foi respeitado, levando a motins violentos por parte dos Maoris entre 1845 a 1870. Estas ilhas, que chegaram a ser chamadas como a Grã-Bretanha do Pacífico Sul, atingiram a sua independência no ano de 1907. A Nova Zelândia participou activamente nas duas grandes guerras, ao lado da Grã-Bretanha, embora tenha condenado sempre os testes nucleares realizados no Pacífico por parte dos franceses, impedindo que estes entrassem no país (abrindo alguns conflitos com os EUA).
A geografia da Nova Zelândia conta com a área territorial de 268 680 Km2, país situado na Oceânia. Este país insular é constituído por duas ilhas principais, nomeadamente a Ilha do Norte e a Ilha do Sul, as quais estão separadas pelo Estreito de Cook, sendo também composta por outras ilhas de menor porte, como a Ilha de Stewart e as Ilhas de Chatham. O cenário paisagístico aqui presente é caracterizado pela a Ilha do Norte, ilustrada pela montanha mais alta (Ruapehu – 2 797 metros de altitude) e por imensos vulcões, os quais encontram-se activos, e onde o solo é bastante fértil, ideal para a agricultura que é a subsistência do país. A Ilha do Sul, a maior de todas, é dividida pelos Alpes do Sul, onde o ponto mais alto é ilustrado no Monte Cook com 3 754 metros de altitude. No entanto, existem mais dezoito montes que marcam alturas acima dos 3 000 metros de altitude.
A cultura da Nova Zelândia é bastante ligada aos costumes e tradições provenientes da Europa, os quais se fundiram com as raízes do povo indígena e nativo, os Maoris. É um país que oferece muito ao mundo artisticamente, nomeadamente obras nas áreas da Música, do Teatro e da Dança, nas Artes Plásticas, etc. É um povo bastante dado ao lazer e ao bem-estar, que gosta muito de sair de casa e participar em actividades em família ou com os amigos, para além de que tem imenso sentido de humor, tal como adora receber os visitantes de uma forma bastante anfitriã. Apreciam muito partidas de desporto, como assistir a corridas de cavalos ou o Críquete. Apesar de a língua Maori ser, culturalmente preservada (tal como as restantes tradições), a língua oficial é o Inglês. Este país é conhecido por viver um imenso respeito perante as leis sociais, tal como pelo respeito aos direitos humanos, pois como exemplo, foi aqui, pela primeira vez no mundo, que as mulheres tiveram direito ao voto.
Top 10 locais a visitar em Auckland
Auckland Sky Tower
Mount Eden
Viaduct Harbour Wynyard quarter
Museu Memorial da Guerra
One Tree Hill
Auckland Art Gallery
Ilha Waiheke
Waitemata Harbour
Museu Marítimo da Nova Zelândia
Tasman Lookout (piha beach)
Top 10 locais a visitar na ilha do norte
Lago Taupo
Rotorua
Hobbiton
Mount Maunganui
Hahei beach
Goat island
Piha beach
Tongariro alpine crossing
Elephant Rock (tree sisters)